O Vinho é o tipo de bebida alcoólica, produzido através da fermentação natural do suco de uva, que aparece com frequência na Bíblia. Quase sempre há uma recomendação/reprovação do consumo descontrolado desta bebida.
A Bíblia é clara ao advertir que aquele que consome seja equilibrado e que não se deixe dominar (viciar) por ele (Provérbios 20:1). Porque o vinho, bem como as bebidas fortes (alcoólicas), pode levar as pessoas à perdição (perda de controle e domínio próprio, desvarios, alvoroço, provocações, violência, acidentes, vícios, doenças etc.).
O Vinho também aparece na Bíblia como símbolo da alegria e abundância (Salmos 104:14-15), como um elemento confortante (Provérbios 31:6) e até curativo (1 Timóteo 5:23). Foi um dos elementos utilizados no primeiro sinal milagroso de Jesus (João 2:1-11).
Há outras passagens em que o vinho aparece num sentido figurado, remetendo a outros significados, como por exemplo: o Vinho novo em odres novos, podendo significar a nova Vida, a Palavra de Deus ou o poder da fé que Cristo trouxe, e que devem ser recebidos por “novas criaturas”. Ainda outros significados como: “Cálice do vinho da ira de Deus” (Jr. 25:15), “vinho da fúria…(Ap. 14:8), “vinho do furor de Deus” (Ap. 14:10).
A embriaguez por vinho ou qualquer outra bebida é condenada por ser um vício prejudicial para o homem, além disso é considerado uma obra da carne (Gl. 5:19-21) passível de impedir a herança no Reino de Deus.
Veja também: Bebidas alcoólicas e Bebida forte