Ser sábio segundo a Bíblia é buscar a sabedoria que vem de Deus (Jó 12:13). A sabedoria do mundo pode ser interessante mas é insuficiente e não dá maturidade (1 Coríntios 3:18). O sábio sempre busca crescer e aprender mais (Provérbios 9:9) e se se espelhar em Cristo, nunca se julgará superior aos outros. A humildade, prudência, retidão e resiliência são algumas das qualidades do que busca ser sábio como Jesus.
Há um conhecido ditado popular que diz que: “o inteligente aprende com os seus próprios erros, mas o sábio aprende com os erros dos outros.” Assim, para agir com sabedoria devemos observar a Palavra de Deus, olhando também à nossa volta os muitos exemplos com os quais podemos aprender.
Deus dá sabedoria quando se pede com fé (Jó 38:36). A Bíblia ensina-nos a pedir-lhe sabedoria (Tiago 1:5-6). No Antigo Testamento vemos o conhecido exemplo de um jovem rei que pediu sabedoria a Deus e ficou conhecido como o homem mais sábio do seu tempo (1 Reis 4:29-30). Salomão aconselhou a muitos, julgou sabiamente, escreveu livros importantes como Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Mas cuidado com o fascínio na busca por ser sábio! Deus deve ser a fonte de toda sabedoria e não você mesmo (Isaías 5:21)… Quem é sábio aos seus próprios olhos não tem a sabedoria que vem do alto (Tiago 3:17), mas exerce uma sabedoria mundana (Tiago 3:15), maligna, cheia de inveja, ambição e egoísmo.
Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de sabedoria. Entregue sua vida a Ele e busque conhecê-lo, através das Escrituras (2 Timóteo 3:15) para desfrutar de uma vida sábia e cheia de entendimento.