Obras são feitos ou trabalho, realizado por Deus ou por pessoas. As obras de Deus são conhecidas pela sua grandeza (Salmos 92:5), eficácia e sabedoria. Tudo que Deus realizou foi excelente (Salmos 111:3), perfeito e maravilhoso (Salmos 139:14). Como executor de todo universo, nada foge ao conhecimento ou ao controle do Senhor. Nada é difícil demais para Ele fazer (Jeremias 32:17).
As obras humanas, por sua vez, podem ser boas ou ruins. Porém Deus espera boas obras de Seus filhos e já as preparou mesmo antes que o Seu povo as faça (Efésios 2:10). As boas obras são fruto de um coração que crê e confia no Senhor.
As atitudes revelam um pouco da essência de quem somos. Por isso, precisamos crer (sem fé não conseguimos agradar a Deus) e manifestar na prática a nossa fé (boas obras). A fé sem boas obras é morta (Tiago 2:24-26). Portanto, na vida do cristão, fé e obras devem ser aliadas.
Mas o extremo disso não é bíblico: as obras não salvam ninguém. Nossa salvação veio pela graça de Jesus (Efésios 2:8) e seremos justificados pela obra de Cristo na cruz, no nosso lugar (Romanos 3:20).
As pessoas também podem ser reconhecidas por aquilo que costumam fazer. Através dos seus “frutos” ou práticas, cada indivíduo revela o seu caráter (Mateus 7:16).
Algumas obras dos homens são repugnantes para Deus (Salmos 115:4)
Jesus Cristo veio realizando as mesmas obras do Pai celestial (João 10:37-38). Obras e milagres maravilhosos, nada nem ninguém pode se comparar ao que o Senhor fez e faz.
Jesus conhece as obras do Seu povo (Apocalipse 2:19) e deseja que a nossa fé produza frutos de justiça.