A Lei é o conjunto de decretos e preceitos de Deus registrado por seus profetas e inscrito na Bíblia Sagrada. A Lei aparece como sinônimo de Mandamento, Estatutos, Decretos, Testemunhos ou Palavra de Deus.
Como instrução divina que é, a Lei deve ser aprendida, guardada na mente e coração e ensinada a outros (Deut. 6:4-9) Deus é o grande Legislador (Isaías 33:22), ensinou essas coisas ao Seu povo para que lhe obedeçam e assim vivam de acordo com a Sua vontade.
A transgressão da Lei é pecado (1 João 3:4). E assim a humanidade tem falhado em cumprir os decretos divinos desde a primeira ordem que Deus deu, no Éden a Adão e Eva (Gênesis 2:16-17)
O Decálogo (Êxodo 20:1-17), ou Dez mandamentos, são parte central da Lei de Deus dada através de Moisés no Antigo Testamento. Além desses, muitas outras leis foram dadas ao povo, mostrando como os valores e o padrão de justiça, pureza e santidade de Deus são elevados.
Jesus foi o único que cumpriu plenamente toda a Lei (Mat. 5:17). No Novo Testamento, Ele ensinou-nos e a resumiu em dois grandes mandamentos (Mateus 22:36-40): Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Estes dois mandamentos fundamentam toda a Lei do Senhor.
Para aqueles que amam a Deus a Sua Palavra não é um peso, mas uma benção e satisfação (Salmos 1:2). Jesus é o nosso modelo e nos ajuda a agradar a Deus vivendo na plenitude do Seu amor. Toda a Lei de Deus se cumprirá, tal como Ele disse, nada passará (Mateus 5:18).