Todos nós erramos na vida. Isto é um fato, e por isso precisamos aprender a pedir desculpas pelos nossos erros. As nossas falhas são ofensivas a Deus diretamente e às pessoas contra quem falhamos.
Mas, mesmo falhando, podemos ter atitudes certas em relação ao erro:
Desculpar-se (pedir perdão) não deve significar apenas retirar a culpa pelo mal que foi feito. Não restrinja-se a estar livre da culpa dos erros do passado mas busque também mudar de direção hoje. Avalie-se, arrependa-se, peça ajuda ao Senhor e mude o sentido da sua vida!
Mas há também um outro sentido para desculpas, isto é, dar justificativas, razões ou argumentos para as nossas falhas. Essa é uma tentativa de autodefesa falida usada desde o princípio pelo homem (Gênesis 3:11-13).
Dar desculpas para tudo é um erro comum entre as pessoas – “Não fui eu!” / “Não posso (quando não quero)…” / “Vamos combinar depois…” – Infelizmente aprendemos a justificar-nos e ter pretextos para nossas atitudes ou omissões desde muito cedo. Isso acontece quando não assumimos a nossa condição, e tentamos retirar a nossa culpa, perante Deus e os outros. Porém, Deus conhece os corações e sabe que somos falhos. Ele perdoa-nos se nos arrependermos e confessarmos (1 João 1:9)
Infelizmente, muitas vezes, não conseguimos enxergar nossos próprios erros. Apontamos com frequência as falhas dos outros, mas colocamos “panos quentes” sobre as nossas. Mas não se engane, todos temos alguma parcela de culpa. Arrependa-se de verdade (Mateus 3:8) e peça perdão hoje mesmo!