Mandamentos são leis, decretos ou preceitos estabelecidos por Deus para serem cumpridos pelo Seu povo. Existem leis prescritivas, isto é, positivas, orientando atitudes e comportamentos, e há também leis negativas, que proíbem determinadas ações.
Muitas leis descritas no Antigo Testamento, algumas cerimoniais por exemplo, estavam relacionadas ao contexto histórico do povo de Israel, e já não são aplicáveis nos nossos dias. Por exemplo, não precisamos sacrificar animais para perdão de pecados, ou cumprir a circuncisão como faziam.
Na Bíblia, além dos 10 Mandamentos (Ex. 34:28) existem centenas de outras ordens e leis que Deus deixou para que cumpríssemos. Através dessas ordenanças o Senhor mostra que o Seu padrão de santidade é infinitamente maior que o nosso… Sem a Sua ajuda é impossível cumprir as Suas Leis.
A revelação do propósito e vontade de Deus aconteceu gradualmente ao longo da história, mostrando como os homens são incapazes de obedecê-lo perfeitamente. Por isso, a necessidade de perdão e de um Salvador. Jesus Cristo veio e cumpriu totalmente as Leis estabelecidas desde o princípio (Mateus 5:17). Por meio Dele, podemos conhecer qual a essência dos mandamentos de Deus para os homens (Mateus 5:27-35).
Infelizmente, quando nos afastamos de Deus, desobedecemos as orientações que Ele deu para que cumpríssemos, através da Sua Palavra. Mas, pela fé em Jesus, e pela ação de Seu Espírito em nós somos aperfeiçoados no amor e na obediência a Deus (João 14:21).
Veja também: versículos sobre a Lei de Deus
E Deus falou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. “Não terás outros deuses além de mim. “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos. “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. “Não matarás. “Não adulterarás. Êxodo 20:1-14